segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Inteligência

Os testes de QI servem para avaliar quem é supostamente mais inteligente.
Temos critérios para todos os gostos:
perfil lógico-matemática,
linguístico,
espacial,
musical,
cinemático,
intrapessoal e interpessoal,
naturalista
e até existencial.

Tudo isto serve para Tipificar, Padronizar, Estereótipar e em última análise, Estigmatizar

Discriminar, não mais que isso.

Sempre recordei os tempos da primária com satisfação - as competições de matemática no quadro, a rapidez a fazer cópias, as provas superadas, etc. Sempre olhei para esses tempos com nostalgia.
E porquê? Porque as coisas sempre me correram bem.
Eu enquadrava-me nos padrões de ensino e avaliação.

Mas um dia almocei com uma das minhas colegas dessa época que me pediu simplesmente para parar de recordar esses tempos, porque só lhe traziam más recordações.
Percebi que ela, tal como tantos outros que pertenciam à minha turma e não se encaixavam  naquele regime militarista de ensino "à antiga" sofreram e ficaram marcados para o resto das suas vidas.

Isto para dizer que em tempos tive curiosidade em fazer um teste de QI para ver qual seria a minha classificação.

Porquê?
Porque achava que ia ter uma boa classificação.

Mas e se eu achasse que iria ter uma má classificação - talvez não quereria fazer o teste, certo?

Esta minha amiga provavelmente não quer sequer ouvir falar de testes QI -  independentemente de até poder tirar resultados excelentes.

Outro episódio que me desapontou foi ouvir na rádio uma entrevista a um respeitável membro de uma fundação portuguesa para pessoas com QI acima da média.

E que desilusão foi esta entrevista!
Quase nem conseguia ouvir o que saia da boca daquele homem.
Só conseguia ver um homem de ego inflamado sem qualquer noção de respeito pelo próximo.

Foi aí que me desiludi com toda esta suposta Inteligência.
Por episódios como este acabei perdendo o interesse em saber qual seria o meu QI.
Percebi que não é um simples número que deve fazer com que respeitemos mais ou menos determinada pessoa.

Saber o QI de determinada pessoa antes de ir falar com ela só traz nevoeiro ao nosso discernimento.

A Inteligência é algo de inestimável mas isso não deve toldar o respeito que devemos ao próximo.

Inteligência,
no sentido da magia que nos foi atribuída,
no sentido da arte de poder fazer ligações onde elas não existem,
no sentido do mistério em ligar conceitos e ideias e construir algo maior.

Esta magia que nos diferencia é uma benção.
Um tesouro.
E como tal devemos cultivar, para com ele ter conciência do valor da nossa Vida e da Vida dos outros.

Sem comentários: