sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A mensagem

Por vezes as mensagens cruzam-se à nossa frente e insistentemente não as ouvimos.
Pois comigo hoje consegui ouvir uma.

Já por várias vezes aquela árvore passou à minha frente e eu não liguei.
Percebi que havia ali algo, um não sei o quê, mas que não percebia o que era.
Era sempre uma árvore ali, a olhar para mim, sem nada dizer e gritando aos meus ouvidos.

Hoje ouvi - Afinal o que me queria dizer era que ela, hoje, é a mesma árvore depenada do Inverno passado.
Ela hoje, exuberante e frondosa foi a árvore fria e aparentemente débil de há poucos meses atrás.

E é este ciclo que a torna hoje tão surpreendentemente fantástica, de um verde celestial, de uma paz incomensurável, tranquila, quente.
Pois se não a tivesse visto nua, não teria reparado no seu renascer, na sua força inata.
Há que perder para ganhar.
Há que sofrer para gostar,
Há que confortar para ser amado.
Tal como um atleta necessita de trabalhar os ciclos negativos para evoluir nos ciclos positivos, a vida é composta de ondulações, de sinusoides, de ciclos.
Os negativos existem para realçar os positivos.

E esta tarde, o Plátano sorriu para mim.

Sem comentários: